quarta-feira, 10 de março de 2010

O nascimento...

Recebo mensagens de vários amigos, ex-alunos, parentes e sem exceções todos comentam:"não
repare o português." Sim, sou professora de português, nenhuma sumidade no assunto, apenas alguém que aprendeu, com muito esforço, diga-se de passagem um pouco, bem pouco, das regras que norteiam nossa língua materna.
A ideia: Por que não escrever sobre o pouco que sei? Se alguém ler e aprender alguma coisa, será legal.
Uma pergunta? Por que as pessoas se desculpam, mas não tentam aprender a língua para parar de desculpar-se?
A reposta. Porque falar um péssimo inglês é imperdoável, mas português...ah, no final todos entenderão o que você quer dizer mesmo.
Vamos juntos refletir sobre algumas regras, temas e quem sabe no final até gostar de saber mais sobre português. É tão bacana uma pessoa que escreve bem e fala com clareza. Quando crescer quero ser assim. Você também? Então, vamos juntos.
Bom, ao reparar o português, aquele cara estranho que chegou...percebi que as pessoas sabem ou deveriam saber que antes de p e b usa-se m de Maria, sim a esposa do Manuel ou Joaquim; não me refiro ao boteco que serve uma batata frita coberta com linguiça(sem trema, pois não devemos usá-lo mais)maravilhosa no centro do Rio, mas a letrinha mesmo.
Você sabe o porquê dessa combinação?
Isso eu aprendi, as letras p e b são produzidas como bilabiais, ou seja, juntamos os lábios para fazer o som, assim como a letra m, então para ficar mais fácil de produzir o som, é melhor que estejam juntas.
Legal, né?Tente aí produzir o som das letras p, b e m. Viu como são produzidas no mesmo ponto de articulação? Os gregos tinham razão. Não falei, não?Foram os gregos que inventaram essa história de eufonia.
Acho que começamos bem.
Beijos e se quiserem perguntar algo, estarei aqui.
AVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário